A parte da África localizada ao sul do equador foi habitada ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2019 - UECE - Vestibular - Geografia e História 2° Fase |
Q1309809 Conhecimentos Gerais
A parte da África localizada ao sul do equador foi habitada por povos cuja língua falada pertencia a um tronco linguístico com dezenas de famílias e cerca de 470 línguas,as quais atualmente são faladas por aproximadamente 100 milhões de pessoas em territórios como o Congo,Angola e Moçambique.Por extensão,os povos que falam essas línguas são chamados de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - bantos

Tema central: identificação de um tronco linguístico que agrupa dezenas de famílias e centenas de línguas faladas ao sul do Equador na África — trata‑se do grupo dos bantos.

Resumo teórico rápido: os idiomas bantos pertencem ao ramo Bantu, incluído no grande tronco Níger‑Congo. São cerca de 470 línguas e aproximadamente 100 milhões de falantes distribuídos por países como Congo, Angola e Moçambique. Caracterizam‑se por sistemas de classes nominais e ampla dispersão histórica desde a África Central para o sul e leste do continente. (Fontes: Britannica, Ethnologue/SIL.)

Por que a alternativa B é correta: o enunciado descreve um tronco com dezenas de famílias e centenas de línguas, faladas por cerca de 100 milhões em Congo, Angola e Moçambique — descrição clássica do grupo banto. Em português, o plural aceitável usado em provas é bantos.

Análise das alternativas incorretas:

A – mbanza longos: expressão sem correspondência reconhecida como tronco linguístico; parece invenção ou termo geográfico local, não designa família linguística ampla.

C – malinezes: refere‑se a demônimo/relativo ao Mali (Norte/África Ocidental), não ao conjunto linguístico do sul da África descrito; número e distribuição não coincidem.

D – congolezes: nome de habitantes de um país (Congo), não de um tronco linguístico que inclui centenas de línguas; apesar de muitos bantos serem falados no Congo, "congolezes" não é termo linguístico correto.

Estratégia de prova: ao ver descrição de “tronco linguístico” + grande número de línguas e distribuição por Congo/Angola/Moçambique, busque termos técnicos (Bantu/bantos). Elimine alternativas que sejam demônimos, termos locais ou inventados.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo