O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Tem promoção no ar! Aproveite nossa Black Friday com 40% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Q228704 Português
Leia o texto abaixo para responder à questão 16.



Leia as afirmações abaixo:

I. A obra Cantares rememora o livro bíblico – Cântico dos Cânticos, uma coleção de poemas de amor, a maior parte em forma de canções. Entretanto, embora o assunto esteja voltado para as núpcias, em Hilda Hilst, ele é abarcado de forma pesarosa, belicosa (v. 7-9, 13- 15). Tal assertiva pode ser comprovada pela utilização, por parte do eu-lírico, da expressão paradoxal "ódio- amor" (v. 3 e 17).

II. Estruturalmente, o texto acima é composto por esquemas estróficos livres e versos isométricos, típicos da lírica contemporânea.

III. Marcado pela subjetividade, o poema acima relaciona momentos amorosos vivenciados pelo eu-lírico ao cromatismo. Nesse sentido, o texto de Hilda Hilst recupera pressupostos simbolistas propostos por Rimbaud e Baudelaire, ao fazer uso de expressões sinestésicas como "tempo turquesa e prata" (v. 16).

IV. A tradição lírica ibérica, das cantigas trovadorescas medievais, pode ser vislumbrada no poema acima em trechos como: "Meu ódio-amor, senhor da minha vida./ Lembra-te de nós. Em azul. Na luz da caridade" (v. 17 e 18).

Considerando as assertivas acima, é CORRETO afirmar que:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!