O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance! Aproveite nossa Black Friday com 35% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Q228702 Literatura
Leia as apreciações abaixo sobre Primeiras estórias, de João Guimarães Rosa, e responda à questão a seguir:

I. A obra aborda as diferentes faces do conto: a psicológica, a fantástica, a autobiográfica, a anedótica, a satírica, expressas em diferentes tons: o cômico, o trágico, o patético, o lírico, o sarcástico, o erudito, o popular.

II. Apesar de variarem muito quanto à faixa etária e experiência de vida, os personagens se ligam por um aspecto comum, extrapolando o limite da normalidade em suas reações psicossociais. São crianças e adolescentes superdotados, santos, bandidos, gurus sertanejos, vampiros e, principalmente, loucos.

III. Em cada um dos contos deste livro, o narrador configura sua experiência de forma diferente, atravessando estágios emocionais distintos, conforme o ponto do percurso em que se encontra.

IV. Os personagens de Rosa não parecem caminhar pelas veredas da memória, nem percorrer os labirintos de sua psique. São guiados pelos fios das experiências vagas não vividas e não completamente elaboradas no plano da consciência.

V. Os personagens são movidos pela necessidade de transmitir suas vivências para melhor compreendê-las e ordená-las em sua mente consciente. Diante do tempo transcorrido, os protagonistas dos contos roseanos mantêm uma constante atitude interrogativa.

De acordo com o exposto acima, podemos dizer que NÃO é verdadeira a alternativa: