O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Tem promoção no ar! Aproveite nossa Black Friday com 40% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Q515736 Geografia
Interprete o gráfico, analise as afirmativas abaixo, julgue-as verdadeiras (V) ou falsas(F), e assinale a alternativa que contenha a sequência correta.



Embora só recentemente a mídia esteja divulgando os problemas de escassez de água nos reservatórios que abastecem várias regiões metropolitanas, esse é um problema que vem se arrastando há alguns anos ao qual o poder público não tem dado a devida atenção, uma vez que sempre conta com a “certeza" de índices elevados de pluviosidade nos períodos de verão. No entanto, muitos problemas cercam este tema e pode-se afirmar que

( ) apesar de o Brasil possuir 12% da água doce do mundo disponível em seu território, e esta ser a maior disponibilidade hídrica do planeta, a poluição e o uso inadequado comprometem esse recurso em várias regiões do país, como é o caso da cidade de São Paulo, que, embora tenha nascido na confluência de vários rios, tornou as fontes próximas imprestáveis para consumo e tem de captar água de bacias distantes, alterando cursos de rios e a distribuição natural da água na região.
( ) apesar de 90% do território brasileiro receber chuvas abundantes durante o ano e as condições climáticas e geológicas favorecerem a formação de uma extensa e densa rede de rios, essa água é distribuída de forma irregular, oferecendo maior quantidade onde há menor demanda, e vice-versa.
( ) os problemas de abastecimento nas cidades, estão diretamente relacionados ao crescimento da demanda, ao desperdício e à urbanização descontrolada – que atinge regiões de mananciais, enquanto que na zona rural, os recursos hídricos tam- bém são explorados de forma irregular, além de parte da vegetação protetora da bacia (mata ciliar) ser destruída para a realização de diferentes atividades. Além disso, os agrotóxicos e dejetos utilizados nas atividades agropecuárias também acabam por poluir a água.
( ) a baixa eficiência das empresas de abastecimento se associa ao quadro de poluição: as perdas na rede de distribuição por roubos e vazamentos atingem entre 40% e 60%, e 64% das empresas não coletam o esgoto gerado. Além disso, 90% dos esgotos domésticos e 70% dos afluentes industriais são jogados sem tratamento nos rios, açudes e águas litorâneas, o que tem gerado um nível de degradação nunca imaginado.
( ) a água disponível no território brasileiro já não é suficiente para as necessidades do país. Mesmo que 90% das atividades modernas (atividades industriais, lavagem de áreas públicas, descargas sanitárias de condomínios etc.) pudessem ser realizadas com água de reuso, diminuindo a pressão sobre a demanda – com a vantagem de o custo dessa água ser pelo menos 50% menor do que o preço da água fornecida pelas companhias de saneamento, por não precisar passar por tratamento – os atuais níveis de poluição das águas inviabilizam qualquer possibilidade de utilização.

A sequência correta é
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!