O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Últimas horas: Aproveite a Black Friday com 40% OFF! Eu quero!

Questões de Concursos

Q515733 Geografia



[...]
Os problemas na Ucrânia começaram em novembro, quando multidões foram às ruas da capital ucraniana, Kiev, para pressionar o então presidente ucraniano, Viktor Yanukovich, a fechar um acordo comercial com a União Europeia em detrimento de um com a Rússia.
Yanukovich, que é de etnia russa e só aprendeu a falar ucraniano na vida adulta, acabou dando as costas à UE e fechando com Moscou, que lhe prometeu um pacote de ajuda financeira incluindo um empréstimo bilionário e desconto no preço do gás natural.[...]

Folha de São Paulo, 07/03/2014. Mundo.

Analise as afirmações sobre a disputa pela Crimeia entre Ucrânia e Rússia, e em seguida, assinale a alternativa correta.

I - A Rússia tem uma ligação histórica com a península desde a época de Catarina a Grande, no século XVIII, quando os russos conquistaram o sul da Ucrânia e a Crimeia, tomando a região do Império Turco-Otomano. Em 1954, a Crimeia foi presenteada à Ucrânia pelo líder soviético Nikita Khrushchev, de origem ucraniana.
II - Após o Parlamento da Crimeia adotar uma declaração de independência da Ucrânia e antes mesmo de um referendo onde os eleitores viriam a aprovar a reunificação do território como membro da Federação da Rússia, a Crimeia anunciou o fechamento de espaço aéreo para voos comerciais.
III - As primeiras reações das potências ocidentais após o presidente russo Vladimir Putin confirmar a anexação da Crimeia foram: suspensão das licenças de exportação de armas do Reino Unido para a Rússia e a suspensão da Rússia na reunião do G8. Além disso, sansões econômicas dos Estados Unidos levaram Visa e Mastercard a deixarem de servir, sem aviso prévio, clientes de bancos russos.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!