No primeiro trimestre de 2011, os dados de comércio exterior...
As informações do texto permitem afirmar que;
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Resposta correta: C
Tema central: análise da balança comercial por intensidade tecnológica — entender como déficits ou superávits em grupos tecnológicos distintos (baixa/média-baixa vs. média-alta/alta tecnologia) compõem o saldo comercial total.
Resumo teórico: a classificação por intensidade tecnológica (uso pela OECD/Eurostat) separa produtos industriais em grupos: baixa e média‑baixa tecnologia e média‑alta e alta tecnologia. A balança comercial total é a soma dos saldos por grupo. Um superávit total pode coexistir com déficits em alguns grupos quando outros apresentam superávit maior.
Por que a alternativa C é correta:
O enunciado informa que: (1) a balança comercial brasileira teve saldo positivo no 1º trimestre de 2011; (2) porém, o grupo de média‑alta e alta tecnologia registrou um déficit recorde (US$ 17,8 bi). Para o saldo total ser positivo apesar desse grande déficit, outros grupos — logicamente os de baixa e média‑baixa tecnologia — devem ter apresentado superávit suficiente para cobrir esse déficit. Logo, A exportação de produtos de baixa e média‑baixa tecnologia assegura o superávit total, conforme afirma a alternativa C.
Análise das alternativas incorretas:
- A — Incorreta: contradiz o texto, que aponta déficit nos produtos de média‑alta/alta tecnologia.
- B — Incorreta: o texto diz que a balança total foi superavitária; portanto não há déficit em todos os grupos.
- D — Incorreta: afirma o oposto do texto. Déficit em produtos de média‑alta/alta tecnologia indica que as importações superam exportações nesses grupos, não um "alto grau de desenvolvimento tecnológico".
- E — Incorreta: indica maior déficit nos produtos de baixa/média‑baixa; o texto aponta o maior déficit precisamente no grupo de média‑alta/alta tecnologia.
Estratégia para resolver questões assim:
- Identifique termos-chave do enunciado: “saldo positivo total” e “déficit em determinado grupo”.
- Use a lógica da soma: saldo total = soma dos saldos por grupo. Superávit total + déficit em um grupo ⇒ outro(s) grupo(s) com superávit.
- Cuidado com alternativas que invertem o sentido (superávit vs déficit) ou generalizam para “todos os grupos”.
Fontes relevantes: classificações OECD/Eurostat sobre intensidade tecnológica; dados de comércio exterior (Ministério da Economia/SECEX).
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Commodities-Exportação de produtos de baixa e média baixa tecnologia que asseguram o superávit da balança comercial brasileira
Gab-C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo