O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Tem promoção no ar! Aproveite nossa Black Friday com 40% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Ano: 2008 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2008 - UEPB - Vestibular - Geografia |
Q229711 Geografia
“A questão da identidade também está ligada ao colapso do Estado do bem-estar social e ao posterior crescimento da sensação de insegurança, com a ‘corrosão do caráter’ que a insegurança e a flexibilidade no local de trabalho têm provocado na sociedade. Estão criadas as condições para o esvaziamento das instituições democráticas e para a privatização da esfera pública [...] todo mundo vocifera as suas próprias justificativas sem jamais conseguir produzir efeito sobre a injustiça e a falta de liberdade existente no mundo moderno”. (Benetto Vecchi In: BAUMAN, Zigmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. p. 11.)

A reflexão sobre a sociedade contemporânea, a partir do fragmento do texto acima, nos leva a afirmar que

I - o conflito capital/trabalho e a atuação dos sindicatos se tornaram bem mais proeminentes com a crise do Estado do bem-estar social.

II - o mundo globalizado e tendencioso à homogeneização fez emergir os mais diversos movimentos (gays, mulheres, negros, índios, ecológicos etc) pela busca de reconhecimento.

III - o fim das utopias, as transformações pelas quais passam a família e outras instituições, a crise de certos valores da sociedade moderna, e a busca por identidade e segurança estão entre as principais causas que levam os jovens a mergulharem na violência, com a formação de “tribos” e gangues.

IV - a emergência do Estado neoliberal ajuda na formação de uma identidade nacional, de uma consciência coletiva e do reconhecimento do multiculturalismo, o que valoriza as minorias que até então se mantiveram sem voz.

Estão corretas somente as assertivas
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!