O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance! Aproveite nossa Black Friday com 35% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Ano: 2007 Banca: UDESC Órgão: UDESC Prova: UDESC - 2007 - UDESC - Vestibular - Prova 1 |
Q240134 História e Geografia de Estados e Municípios
Leia e analise as afirmações abaixo, sobre o evento que ficou conhecido na História de Santa Catarina como "Novembrada" .

I - A "Novembrada" foi um manifesto político-partidário organizado pelo PT, em 30 de novembro de 1979, e realizado na Praça XV de Novembro, centro da capital catarinense, contra a posse do presidente João Baptista Figueiredo.

II - "Novembrada" é o nome pelo qual ficou conhecida a manifestação popular durante os anos de chumbo do Regime Militar implantado em 1964 no Brasil, ocorrida no centro de Florianópolis, em 30 de novembro de 1979.

III - A recepção ao presidente-general João Baptista Figueiredo, que redundou na manifestação popular conhecida como "Novembrada" , foi organizada pelos arenistas Esperidião Amim e Jorge Bornhausen, que tentaram, de todas as formas camuflar o ambiente hostil que se formou na cidade, com a vinda do presidente.

IV - "Novembrada" foi como ficou conhecida nacionalmente a instalação da Operação Barriga Verde no Estado, em novembro de 1975, em que agentes infiltrados dentro do partido que a organizou (PCB) localizaram militantes e os prenderam.

V - Dentre as muitas leituras possíveis a serem feitas do episódio conhecido como a "Novembrada" , uma delas se refere a seu significado para a afirmação da cidadania, e a legitimação da luta pela redemocratização do país e pelos direitos humanos.

Assinale a alternativa correta.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!