O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Tem promoção no ar! Aproveite nossa Black Friday com 40% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Ano: 2007 Banca: UDESC Órgão: UDESC Prova: UDESC - 2007 - UDESC - Vestibular - Prova 1 |
Q240133 História e Geografia de Estados e Municípios


Leia e analise as afirmações abaixo, sobre as diferentes interpretações da história das populações de origem africana em Santa Catarina.

I - Em relação a Desterro, atual Florianópolis, pesquisas já demonstraram que havia uma concentração de escravos domésticos na cidade, sendo que outros cativos realizavam diversas atividades, contrariando a idéia de que a presença africana no Estado foi inexpressiva e insignificante.

II - Durante algum tempo a interpretação hegemônica sobre a escravidão em Santa Catarina já refutada por diferentes pesquisas passava a idéia de que, no Estado, o regime escravocrata foi de menor extensão e intensidade de que em outras áreas do país.

III - Pesquisas sobre a história do povoamento do planalto catarinense apontam para a existência de negros na região, trazidos, principalmente no século XIX, como escravos de tropeiros e fazendeiros.

IV - Estudos sobre Desterro/Florianópolis indicam que a busca por um ideal de modernidade na virada do século XIX e primeiras décadas do século XX - não deixou lugar para os descendentes de africanos, pois para as elites eles encarnavam todos os obstáculos ao progresso e civilização.

V - Mesmo constituído como o outro a ser vigiado e controlado pelo Estado, os negros - longe de demonstrarem passividade reorganizaram territórios de luta e resistência, bem como um conjunto de manifestações culturais, capitais para a construção de imagens positivas e de novos modos de vida dos próprios negros.

Assinale a alternativa correta.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!