O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance! Aproveite nossa Black Friday com 35% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Q515716 Física
Leia o texto e analise o gráfico.

Dinâmica envolvida em um salto de paraquedas

Quando os corpos se movimentam num fluido (ar ou água), além do peso que é constante surge também uma força, contrária ao movimento, que chamamos de força de resistência do fluido que depende da velocidade do corpo, de sua forma e da área de secção transversal em relação à direção do movimento nesse meio.
Assim, sobre um paraquedista no ar, surgem sempre na direção do movimento (vertical), duas forças: seu peso que é sempre constante, para baixo e a força de resistência do ar que é variável e sempre para cima. No início da queda, quando a velocidade vertical é nula, temos pois sobre ele age apenas a força peso, acelerando-o. A partir daí, sendo ele cai acelerado e vai aumentando a , pois quanto maior a velocidade maior ela será .
Chega um momento em que a intensidade de fica igual à intensidade da força peso e ele entra em equilíbrio dinâmico (a força resultante é nula e sua velocidade vertical nesse instante é chamada velocidade limite (e permanece a mesma até ele abrir o paraquedas). Quando ele abre o paraquedas, a área de contato com o ar aumenta, aumentando também a força de resistência do ar, isto é, fica maior que o peso .
Como, agora, ele desacelera diminuindo até que novamente elas se igualem e o paraquedista começa a cair novamente com velocidade constante até o solo.


(Fonte:Adaptação do texto do site
http://www.fisicaevestibular.com.br/Dinamica10a.ht...
Acesso em 10/03/2014)

GRÁFICO DE VELOCIDADE X TEMPO


Com base no texto e no gráfico, podemos afirmar, em cada região, que
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!