O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Tem promoção no ar! Aproveite nossa Black Friday com 40% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Ano: 2011 Banca: UDESC Órgão: UDESC Prova: UDESC - 2011 - UDESC - Vestibular - Prova 1 |
Q230519 História e Geografia de Estados e Municípios
Observe o quadro abaixo, que trata da distribuição das prisões de mulheres nos anos de 1910 e 1911, na cidade de Florianópolis. Fonte: Relatórios de Polícia 1910-1911 – Arquivo Público do Estado de Santa Catarina. Apud: PEDRO, Joana Maria. Mulheres honestas e mulheres faladas: uma questão de classe. Florianópolis: Ed. UFSC, 1994, p. 157. A partir dos dados informados no quadro e da história de Santa Catarina, especialmente a da capital do Estado no início do século XX, analise as proposições abaixo. I. O quadro sobre a prisão de mulheres sugere questões sobre as relações de gênero, entrecruzadas às de classe e etnia. Embora a maioria da população de Florianópolis fosse branca à época, o número de mulheres presas declaradas pretas e pardas, nos relatórios da polícia, é superior ao de mulheres brancas.
II. O número de mulheres solteiras presas – muito superior ao de casadas – evidencia o quanto o casamento traz benefícios para uma mulher, capaz de torná-la honesta. Mulher solteira ou sem um homem de pulso que lhe dê razão está mais sujeita a confusões que podem levá-la à prisão.
III. A quantidade de mulheres identificadas como “sem profissão" e “doméstica" não significa propriamente que estas mulheres não exercessem outras atividades para sobreviver, afinal o quadro sugere que essas mulheres presas eram pobres.
IV. O quadro evidencia que o número de prisão por embriaguês entre as mulheres no período foi muito superior ao número de prisão por furto e gatunagem juntos. Esse e outros dados, observados no quadro, sugerem que nem todas as mulheres do período, sobretudo as mais pobres, puderam seguir as regras de comportamento e distinção social esperadas para elas, que incluíam: casamento, maternidade, domesticidade, delicadeza, retidão de caráter, etc.
V. As profissões indicadas no quadro evidenciam que as mulheres catarinenses já estavam inseridas no mercado de trabalho. Esse é o maior indício de que havia igualdade entre homens e mulheres, em Florianópolis, mesmo no início do século XX. Assinale a alternativa correta.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!