A transformação de dejetos em fertilizante permite a recuper...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Ano: 2010 Banca: PUC - Campinas Órgão: PUC - Campinas Prova: PUC - Campinas - 2010 - PUC - Campinas - Medicina |
Q1262317 Não definido
Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

     Um empresário sueco está tentando comercializar um saco de plástico biodegradável que funciona como um banheiro de uso único, para favelas urbanas no mundo em desenvolvimento. Depois de usado, o saco pode ser amarrado e enterrado, e uma camada de cristais de ureia decompõe os dejetos em fertilizante, matando os micro-organismos que produzem doenças encontradas nas fezes.
     Segundo a ONU, no mundo em desenvolvimento, cerca de 2,6 bilhões de pessoas não têm acesso a banheiros. É uma crise de saúde pública: a defecação a céu aberto pode contaminar a água potável, e cerca de 1,5 milhão de crianças em todo o mundo morrem anualmente de diarreia, principalmente por causa das más condições sanitárias e de higiene. 

(Adaptado: Sindya N. Bhanoo. Sueco cria banheiro para fa-velas. Folha − The New York Times − 2a feira, 29 de março de 2010)
A transformação de dejetos em fertilizante permite a recuperação do elemento fósforo, P. Considerando que uma pessoa adulta elimina pela urina cerca de 2,7 × 1019 átomos de fósforo diariamente, o uso do saco plástico biodegradável pela população mundial que não tem acesso a banheiro permitiria recuperar diariamente, em toneladas de fósforo, o correspondente a, aproximadamente,

Dado: Constante de Avogadro = 6,0 × 1023 mol−1
Alternativas