O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Ano: 2008 Banca: UFLA Órgão: UFLA Prova: UFLA - 2008 - UFLA - Vestibular - Prova 1 |
Q224918 Biologia
Em relação ao ciclo do carbono, os processos que levam à remoção do da atmosfera são atualmente muito difundidos e pesquisados sob a denominação de “Seqüestro de Carbono” – conceito consagrado na Conferência de Quioto (1997), a fim de propor medidas de contenção e reversão do acúmulo de na atmosfera, diminuindo-se, assim, o efeito estufa.

Sobre os limites e possibilidades de processos naturais e artificiais de seqüestro de carbono, analise as proposições abaixo e, a seguir, assinale a alternativa CORRETA.

I - A fertilização dos oceanos – adicionar micronutrientes que aumentam o crescimento do fitoplâncton – pode provocar efeitos adversos ao ecossistema como, por exemplo, reduzir os níveis de oxigênio na água.

II - Apesar de os solos conterem organismos com grande capacidade de utilização do carbono, as práticas da agricultura no Brasil, em geral, por não incluírem rotação de culturas e conservação de áreas naturais, têm levado ao esgotamento dos níveis de carbono no solo.

III - As florestas novas, principalmente de reflorestamento, não podem ser seqüestradoras diretas de carbono, mas trazem outros importantes benefícios à sustentabilidade ambiental, tais como diminuição da erosão e aumento da captação de água no solo.