O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Ano: 2019 Banca: UEMG Órgão: UEMG Prova: UEMG - 2019 - UEMG - Vestibular |
Q970551 Não definido

Analise as afirmativas a seguir, que fazem um balanço do Brasil Contemporâneo, dialogam interdisciplinarmente com a Geografia e se referem aos principais desafios a serem superados pelo país no século XXI.


I- Foi apresentado um pacote de ajustes fiscais pelo governo em 2015, buscando corrigir os excessos da política de gastos do período anterior; porém, apesar de apresentar diminuição significativa dos índices de pobreza, o país ainda mantém mais de 16 milhões de pessoas vivendo na pobreza extrema.

II- A inserção do Brasil na economia globalizada trouxe custos sociais elevados, sendo um deles o desemprego que atingiu principalmente os centros industriais e setores com grande automação como o bancário. Nesse contexto, a estimativa em 2014 da População Economicamente Ativa (PEA) era de 24,2 milhões de pessoas, sendo que, dessas, aproximadamente 5% estavam desempregadas.

III- No quesito educação, o Programa “Todos pela Educação” do MEC estipulou 5 metas para 2022: 98% dos indivíduos em idade escolar deverão estar frequentando a escola; 100% deverão saber satisfatoriamente ler, escrever e calcular no ensino fundamental; 70% terão aprendido o conteúdo referente a seu ano; 95% dos jovens de 16 anos terão completado o ensino fundamental, e 90% dos de 19 anos, o ensino médio, sendo que o investimento público em educação básica será de 5% do PIB brasileiro.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):