O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

45% OFF

SEU TEMPO ESTÁ SE ESGOTANDO ⏳ Prepare-se para sua aprovação em 2021 com preço de Black Friday!

QUERO APROVEITAR

Questões de Concursos

Ano: 2013 Banca: COPEVE-UFAL Órgão: UNEAL Prova: COPEVE-UFAL - 2013 - UNEAL - Vestibular - Geografia |
Q291328 Geografia
País emergente de industrialização tardia pelo modelo de substituição de importações, o Brasil ainda apresenta características do subdesenvolvimento, como grandes desigualdades sociais e dependência financeira e tecnológica. O processo de ocupação e organização econômica é o principal responsável por essa situação. O Brasil enfrentou vários obstáculos para a sua plena inserção na atual Terceira Revolução Industrial ou Tecnológica, que teve início a partir da Segunda Guerra Mundial e que se prolonga até os dias atuais. A respeito do assunto, dadas as afirmações abaixo,

I. O crescente e constante mau uso do dinheiro público, a corrupção e o superfaturamento de obras públicas comprometeram a fixação das prioridades nacionais, entre elas a educação, a ciência e a tecnologia.

II. A situação do Brasil, quanto às suas dívidas interna e externa, compromete a canalização de recursos para investimentos em educação e pesquisa científicas ou tecnológicas, agravando nossa dependência em relação ao exterior.

III. Se houvesse uma maior prática política do clientelismo, resultaria em garantia de financiamentos de projetos de interesse nacional, entre eles o desenvolvimento científico e tecnológico, pondo fim à concessão de privilégios apenas à classe agroexportadora.

verifica-se que
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!