O agronegócio intensivo no Brasil foi organizado com a
criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
(EMBRAPA) em 1973. As inovações tecnológicas induzidas
institucionalmente foram decisivas para tornar o Brasil um
grande exportador de alimentos a partir de 1990. A expansão da
fronteira agrícola ocorreu no período de 1970 a 2000. Entre
outros aspectos, essa expansão ocorreu via incorporação do
bioma Cerrado à área de produção.