Atente para as informações:(Charge de Carlos Latuff. Disponí...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2015 - Esamc - Vestibular |
Q1353091 Atualidades

Atente para as informações:


Imagem associada para resolução da questão

(Charge de Carlos Latuff. Disponível em: http://oglobo.globo.com/mundo/ charge-de-maome-sem-roupa-provocacao-religiosa-rasteira-diz-carlos-latuff-14994133. Acesso em: 20 jan. 2015, às 14h30.)


Imagem associada para resolução da questão

(Charge de Carlos Latuff. Disponível em: http://www.brasil247.com/pt/247/mundo/165931/ Terrorismo-em-Paris-os-pr%C3%B3ximos-cap%C3%ADtulos.htm. Acesso em: 20 jan. 2015, às 14h30.)



Em setembro de 2005, o jornal dinamarquês Jyllands-Posten publicou uma série de cartoons satirizando o profeta Maomé. A ação do jornal provocou uma grave reação por parte de muçulmanos em todo o mundo e desencadeou uma série de atentados terroristas. Na mesma trilha, o jornal satírico francês Charlie Hebdo também publicou, de forma regular, imagens ironizando a figura do profeta. A reação na França veio em forma de um atentado ao jornal, no dia 07 de janeiro de 2015, no qual morreram 12 pessoas, praticado por homens ligados ao grupo fundamentalista Al Qaeda.


Tomando por base as informações anteriores e o conteúdo expresso nas imagens, julgue as afirmativas:


I. A facilidade para circular dentro da Europa, que não possui regras rígidas para a imigração, atrai um grande número de muçulmanos ligados ao terrorismo, que têm promovido uma série de ataques contra órgãos de imprensa cristã.

II. Em um continente já marcado pelas tentativas de restringir entrada de imigrantes, os atentados contra o jornal Charlie Hebdo podem vir a provocar um aumento da islamofobia na Europa.

III. O Charlie Hebdo, por representar grupos ligados a Israel e a movimentos de extrema direita, após sofrer o ataque, provocou uma grande mobilização destes grupos, que aumentaram a pressão para a proibição da entrada de muçulmanos na Europa.



Está (ão) correta (s):

Alternativas