A transformação urbana da cidade do Rio de Janeiro, ocorrid...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2011 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC Prova: CCV-UFC - 2011 - UFC - Casas de Cultura Estrangeira - Primeiro Semestre |
Q1394557 História
A transformação urbana da cidade do Rio de Janeiro, ocorrida na primeira metade do século XIX, esteve relacionada:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Resposta correta: Alternativa E

Tema central: transformação urbana do Rio de Janeiro na primeira metade do século XIX. É preciso relacionar eventos históricos e suas consequências imediatas na cidade: crescimento populacional, obras públicas, implantação de instituições e alteração do papel do porto.

Resumo teórico: a principal causa desse processo foi a transferência da corte portuguesa para o Brasil (1808). Ao chegar ao Rio, a família real elevou a cidade ao status de capital do império, trouxe funcionários, cortesãos e investimentos públicos. Medidas como a Abertura dos Portos (Alvará de 28/01/1808), criação de órgãos estatais, casas de indústria, imprensa régia e reforma do porto estimularam comércio, serviços e construção urbana, promovendo expansão e modernização da cidade ao longo das décadas seguintes.

Justificativa da alternativa E: a transferência da corte (1808) é o fator direto que explica a intensificação das obras e do crescimento urbano no início do século XIX. A presença da corte demandou palácios, teatros, estradas, lazer e infraestrutura portuária, transformando o Rio em centro político e administrativo do império e atraindo investimentos e população.

Análise das alternativas incorretas:

A - à presença francesa. A Missão Artística Francesa (1816) influenciou artes e cultura, mas não foi a causa principal das grandes transformações urbanas — seu impacto foi cultural e institucional, não equivalente ao da chegada da corte.

B - ao fim da escravidão. A abolição ocorreu apenas em 1888; portanto, cronologicamente não explica as mudanças urbanas na primeira metade do século XIX.

C - aos investimentos ingleses. A Inglaterra teve grande influência econômica no século XIX (comércio, capitais), mas os investimentos britânicos tornam-se mais decisivos nas décadas posteriores e não foram a causa imediata do surto urbano provocado pela presença da corte.

D - à expansão do café no Vale do Paraíba. O café impulsionou a economia brasileira e portos exportadores ao longo do século XIX, mas a expansão cafeeira teve efeitos mais acentuados depois; o crescimento urbano inicial do Rio no início do século está mais ligado à mudança da corte.

Estratégia para provas: verifique a cronologia (primeira metade do séc. XIX) e procure o evento político-institucional de maior impacto imediato. Elimine alternativas que são causas tardias (ex.: abolição) ou de efeito cultural secundário.

Fontes sugeridas: Alvará de 28/01/1808 (Abertura dos Portos); obras de referência sobre o período, como José Murilo de Carvalho e Sérgio Buarque de Holanda (para contexto político e urbano).

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Questão levemente ambígua, RJ se moderniza, urbaniza de forma francesa, com a chegada da família real, SIM, mas n podemos esquecer a fundação do RJ foi durante as invasões francesas a fim de consolidar uma cidade portuguesa, assim expulsando os franceses com menos brechas para estes se manterem na região.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo