O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Tem promoção no ar! Aproveite nossa Black Friday com 40% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Ano: 2015 Banca: INSPER Órgão: INSPER Prova: INSPER - 2015 - INSPER - Vestibular |
Q466934 Química
Opções de catalisadores partem de R$ 250
Obrigatório desde 1997, o componente reduz as emissões
provenientes da queima de combustível

Na época de frio, a qualidade do ar tende a piorar e, para não tornar a situação ainda mais crítica, é preciso atenção ao catalisador do veículo. A peça pode transformar mais de 90% dos gases tóxicos em derivados menos poluentes. [...]
O principal indício de problemas no catalisador é a perda de potência. “Combustível adulterado provoca a ineficiência da reação química que faz a catálise, o que afeta o rendimento", explica o diretor Associação de Engenharia Automotiva (AEA), Alfredo Castelli.
A cor da fumaça que sai pelo escapamento não está relacionada a defeitos na peça. Nesse caso, indica que há algo de errado com o motor.


Thais Villaça
O Estado de São Paulo, 28.05.14

Do ponto de vista cinético, uma das formas de aumentar a velocidade das reações é utilizando catalisadores. Existem, no entanto, vários outros fatores que aceleram as reações. Considere que a reação descrita pela equação a seguir ocorra no interior de um catalisador automotivo.



Em um experimento investigativo sobre a velocidade dessa reação, foram realizados três experimentos nas condições mostradas na tabela.



Pode-se prever, considerando apenas os fatores mostrados acima, que a relação entre as velocidades das reações nessas três experiências será
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!