O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Ano: 2008 Banca: UFLA Órgão: UFLA Prova: UFLA - 2008 - UFLA - Vestibular - Prova 1 |
Q224899 História
A música diz respeito ao tempo, cultura, comportamento, meios e modos de vida do seu povo.
Leia os fragmentos das músicas abaixo, analise e contextualize no período dos anos de chumbo da história do Brasil.





Sobre o contexto em que se inserem historicamente os fragmentos das músicas, julgue as proposições abaixo e, a seguir, marque a alternativa CORRETA.

I - As músicas 1 e 2 representam a denominada “música de protesto” que, politicamente engajadas, faziam oposição contra a opressão e a ditadura implantada no Brasil de 1964 a 1984.

II - As músicas 1 e 2 revelam aspectos dos movimentos artísticos do período, como a Jovem Guarda, a rebeldia nativista do Tropicalismo, o samba-canção e a Bossa Nova.

III - A música de protesto, como a música 2, aborda problemas sociais, econômicos e políticos, razão pela qual seus compositores eram perseguidos pela censura, e muitos exilaram-se ou foram exilados.

IV - A Jovem Guarda, na música 1, voltada para os jovens, recebia forte influência de algumas bandas estrangeiras, como os Beatles e Rolling Stones.

V - As origens das agitações artísticas podem ser buscadas nos CPCs (Centros Populares de Cultura) criados por estudantes, que procuravam aproximar a arte das massas, como os festivais de música e o teatro.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!