O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Ano: 2009 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2009 - UFCG - Vestibular - Prova 1 |
Q367642 Biologia

As angiospermas são as plantas dominantes no planeta, formando a maior parte da vegetação, incluindo árvores, arbustos, trepadeiras, capins etc. Estas plantas habitam no solo, na água ou sobre outras plantas. Analise abaixo as seguintes características sobre as Angiospermas e assinale verdadeira (V) ou falsa (F).

( ) Possuem dois tipos principais de sistemas radiculares: pivotante ou axial (dicotiledôneas) e fasciculado (monocotiledôneas). No sistema pivotante há uma raiz principal, derivada da raiz primária do embrião, da qual partem várias raízes laterais. O sistema radicular fasciculado degenera-se, logo plantas com esse tipo de sistema não desenvolvem raiz principal.

( ) Dicotiledôneas são plantas que possuem folhas pecioladas, isto é, o limbo prende-se ao ramo caulinar por meio de um pecíolo. Monocotiledôneas, são invaginantes e prendem-se ao caule por meio de uma bainha, que corresponde a uma modificação da base do pecíolo. Nesse caso, folhas das dicotiledôneas diferem das monocotiledôneas não só pela presença de pecíolo, mas também pelas nervuras.

( ) Os frutos são estruturas auxiliares no ciclo reprodutivo das angiospermas. Protegem as sementes e auxiliam em sua disseminação. Correspondem ao desenvolvimento do ovário que ocorre após a fecundação. Algumas espécies desenvolvem os seus frutos sem sementes; fenômeno conhecido como partenocarpia.

( ) As angiospermas estão divididas em duas classes a saber: Classe Monocotyledoneae e Classe Dicotyledoneae. Na primeira classe, as folhas possuem nervuras paralelas (paralelinérveas), as raízes são fasciculadas e a flor é trímera. Já na segunda classe, as folhas apresentam-se com nervuras ramificadas, as raízes são axiais e as flores apresentam uma organização tetrâmera ou pentâmera.

( ) Elas formam grandes florestas no hemisfério norte. Representam uma soma considerável de todas as florestas no mundo. No Brasil, podemos exemplificar a Mata de Araucária, a qual é formada por pinheiros-do-paraná (Araucária angustifólia). O pau-brasil (Caesalpinia echinata) pode ser citado como um dos mais importantes exemplos de plantas representantes desse grupo vegetal.

Assinale a sequência correta:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!