O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Q291371 Português
[...] Na poesia o ano de 1930 é impressionante, Nele aparecem: Remate de males, o livro em que Mário de Andrade reúne os versos escritos depois de 1924, superando a fase anterior pela pesquisa lírica em profundidade; Libertinagem, reunindo a produção de Manuel Bandeira, posterior, também a 1924, e representando a fase máxima de sua experimentação; Alguma poesia, com que Carlos Drummond de Andrade estreia em volume, e que enfeixa os versos compostos desde 1925; Poemas, o primeiro livro de Murilo Mendes, com poesias do mesmo período, denotando um modernismo que vai desde a piada de Oswald de Andrade até a um aproveitamento original do surrealismo.

Esta admirável safra lírica marca um divisor de águas, para cada um dos seus autores e para a poesia brasileira [...]” (Antonio Candido e Aderaldo Castelo – Presença da literatura brasileira). Dados os itens abaixo,

I. [...] Um homem vai devagar./ Um cachorro vai devagar./ Um burro vai devagar./ Devagar... janelas olham./ Eta vida besta, meu Deus.

II. stop a vida parou ou foi o automóvel?

III. Quando nasci, um anjo torto/ desses que vivem na sombra/ disse: Vai, Carlos! Ser gauche na vida.

IV. Alguns anos vivi em Itabira. / Principalmente, nasci em Itabira. / Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro. / Noventa por cento de ferro nas calçadas. / Oitenta por cento de ferro nas almas. / E esse alheamento do que na vida é porosidade e comunicação.

V. De tudo, ao meu amor serei atento/ Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto/ Que mesmo em face do maior encanto/ De se encante mais meu pensamento.

Qual(is) contém(êm) apenas trechos de poemas com as características peculiares a Carlos Drummond de Andrade (valorização do cotidiano, do simples, da monotonia da vida; versos livres, sem rima; desajustamento do indivíduo, versos intimistas e visão crítica do homem e sua inquietação diante da vida)?
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!