O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Tem promoção no ar! Aproveite nossa Black Friday com 40% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Ano: 2009 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2009 - UEPB - Vestibular - Biologia |
Q229000 Biologia
As samambaias e avencas são pteridófitas comumente utilizadas como plantas ornamentais. Observe o esquema representativo do ciclo de vida da samambaia, e analise as proposições que seguem.




I - Os esporos são formados por mitose nos esporângios (2n), que nas samambaias e avencas ficam reunidos nos soros. Esses esporos, caindo em substrato adequado, germinam, originando o gametófito (n).

II - Nas pteridófitas o gametófito é denominado prótalo. Neste desenvolvem-se os arquegônios e os anterídios. Na época da maturação os anterozóides são eliminados e nadam sobre a lâmina úmida do prótalo, buscando atingir a oosfera no interior do arquegônio; ao ser fecundada pelo anterozóide a oosfera dá origem a um zigoto diplóide, que originará o esporófito. Os prótalos são monóicos.

III - As pteridófitas, assim como todas as plantas, apresentam ciclo de vida do tipo haplonte-diplonte, o que implica na ocorrência de metagênese. Nas pteridófitas a fase esporofítica é a mais desenvolvida, além de ser independente da fase gametofítica.

Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões):
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!