O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Tem promoção no ar! Aproveite nossa Black Friday com 40% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Ano: 2015 Banca: UCS Órgão: UCS Prova: UCS - 2015 - UCS - Vestibular - Conhecimentos Gerais |
Q588409 Conhecimentos Gerais
O domínio do fogo pelos primeiros hominídeos foi de fundamental importância para a sobrevivência da espécie uma vez que o homem conseguiu produzir diversos materiais (metálicos, cerâmicos) que impulsionaram o desenvolvimento de ferramentas e outros artefatos úteis. Além disso, a invenção da roda, há mais de 6.000 anos, promoveu uma revolução, não só no campo dos transportes, como também da comunicação.
Assim, além do fogo e da roda, a máquina a vapor e a eletricidade, dentre outros, foram alguns dos elementos que marcaram os caminhos que a humanidade trilhou para chegar ao seu atual estágio de desenvolvimento, calcado na busca permanente por novas tecnologias e nas revoluções que elas causam.
Nesse contexto, a questão abordara o eixo temático “Revoluções Tecnológicas" a serviço da humanidade.

“Maah olhou a parede, havia algo errado com a criatura que ali morava e ele tinha certeza de que era por isso que a Mãe-terra não estava sendo boa para ele e sua gente. Encostou a pedra com ponta em seu peito e pressionou-a. Seu sangue caiu ao chão, sobre o sangue da Mãe-terra. Maah misturou ambos e com os dedos matou a criatura da parede e deu vida a uma nova, mais bonita, mais igual. Estava certo de que a Mãe-terra o ajudaria agora. E pegou sua lança". Esse é um relato de ficção sobre um homem de Cro-Magnon, de sociedade caçadora e coletora, que acreditava ser capaz, através da reprodução artística da caça, de melhorar sua sorte na busca de alimentos. As chamadas artes rupestres estão espalhadas pelo mundo, encontradas em desenhos de diferentes estilos e cores. A personagem da história, mesmo sem saber, estava utilizando uma tecnologia para produzir tinta, usando um pigmento (terra) e um aglutinante (sangue). Com o tempo e evolução das tecnologias, a arte saiu das paredes das cavernas e foi para o papel, para os tecidos, para os quadros, para o computador, e está presente em manifestações como a literatura, a pintura, a música, os quadrinhos e o cinema.
No que se refere à arte e tecnologia, baseado no que foi expresso no texto, é correto afirmar que
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!