O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

45% OFF

SEU TEMPO ESTÁ SE ESGOTANDO ⏳ Prepare-se para sua aprovação em 2021 com preço de Black Friday!

QUERO APROVEITAR

Questões de Concursos

Ano: 2011 Banca: COPESE - UFT Órgão: UFT Prova: COPESE - UFT - 2011 - UFT - Vestibular - Prova 02 |
Q265572 Química
Uma grande coleção de informações científicas sobre o cabelo tem possibilitado avanços extraordinários relativos à higiene e cuidados com a aparência. Para isso, desenvolve-se a cada dia uma grande variedade de produtos.

Analise as proposições a seguir:

I. Um dos componentes mais importantes do xampu são os surfactantes, substâncias responsáveis pela eliminação da oleosidade, atuando pela interação entre a gordura, o xampu e a água mediante ligações intermoleculares.

II. Para garantir o pH do xampu por volta de 6, valor próximo ao pH do cabelo, o ácido cítrico pode ser utilizado, o que indica que nestes produtos a concentração hidrogeniônica é da ordem de 1,0 x 10-6 mol/L.

III. Os xampus destinados ao uso infantil contêm surfactantes-anfotéricos (estrutura a seguir), que em meio ácido captura o íon H+ , e em solução básica liberam um dos hidrogênios ligados ao nitrogênio, o que os tornam menos irritantes aos olhos.


IV. Ao utilizarmos um xampu formado por surfactante aniônico, e não enxaguarmos adequadamente para remover todo o produto usado na lavagem, parte desse ficará aderida aos cabelos e o atribuirão cargas negativas que causam repulsão entre eles, sendo indicado para diminuir essa repulsão, o uso de condicionadores por apresentarem na sua composição substâncias com cargas positivas.

É CORRETO o que se afirma em:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!