O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Tem promoção no ar! Aproveite nossa Black Friday com 40% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Q228649 Conhecimentos Gerais


Com base no texto, considere as alternativas abaixo:

I. No que se refere à história do entretenimento televisivo para crianças no Brasil, não há como afirmar que houve grandes diferenças entre a década de 1970, com o programa Sítio do Pica Pau Amarelo e a década de 1980, com o programa da Xuxa, pois ambos estavam identificados com a formação do povo brasileiro.

II. Na história do entretenimento infantil no Brasil, mais especificamente na televisão, as décadas de 1970 e 1980 apresentam grandes diferenças. O programa da Xuxa, por exemplo, rompe com a ideia de que a diversão pode estar a serviço da formação cultural do povo brasileiro, ideia presente no programa Sítio do Pica Pau Amarelo.

III. A indústria cultural brasileira, na década de 1980, a ver pela proposta televisiva do programa da Xuxa, separa a diversão dos conflitos reais que cercam as crianças, transformando-as em pequenas consumidoras.

IV. A autonomia e a formação cidadã da criança não estiveram fora da pauta dos programas televisivos das décadas de 1970 e 1980, pois os produtos agregados às brincadeiras induziam à formação de um cidadão ciente de seus direitos de consumidor.

V. Tanto o Sítio do Pica Pau Amarelo quanto o programa da Xuxa fazem parte da indústria cultural voltada para a criança brasileira. A diferença é que o primeiro apresentava compromisso com a formação do cidadão e o segundo se restringia a incitar o consumo.

Assinale a alternativa contendo apenas as afirmações CORRETAS em relação ao texto de Ironildes Bueno e Rogério Lustosa:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!