O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Últimas horas: Aproveite a Black Friday com 40% OFF! Eu quero!

Questões de Concursos

Q567804 Geografia

A respeito das principais atualidades do estado do Paraná, analise as afirmativas:

I. Apesar de todos os incentivos criados pelo governo brasileiro no setor de veículos, a principal unidade da montadora Volvo no país, localizada em Curitiba, anunciou a dispensa de 208 funcionários. A empresa justifica dizendo que a intenção é adequar a produção e o quadro de funcionários à realidade que o mercado tem vivenciado, e que as demissões foram influenciadas pelo significativo aumento de vendas de caminhões no primeiro semestre de 2012.

II. O Estado do Paraná e a cidade de Curitiba foram destaque da Rio+20, após apresentarem oficialmente o primeiro ônibus híbrido do Brasil, o Hibribus, que une energia elétrica e biodiesel. Ele emite até 50% menos óxido de nitrogênio (NOX) e 35% menos gás carbônico (CO2) que o ônibus comum. A cidade de Curitiba foi a primeira a utilizar a nova tecnologia.

III. A Petrobrás foi condenada a pagar indenização milionária por vazamento de óleo no Paraná. A empresa deverá disponibilizar mais de R$ 100 milhões para recuperar as áreas ambientais da Serra do Mar, litoral paranaense. O vazamento de óleo diesel do poliduto ocorreu em 2001 e apenas neste ano (2012) a Justiça Federal conseguiu efetuar um acordo entre a empresa e os órgãos ambientais do Paraná.

IV. O aumento na movimentação geral no Porto de Paranaguá, as más condições do tempo e a greve no Porto de Santos provocaram uma fila recorde de mais de 103 navios que aguardaram atracar no Porto de Paranaguá, que é um dos maiores entrepostos de exportação de grãos do país. Algumas embarcações tiveram de esperar mais de um mês para atracar. A administração do porto discutiu formas para diminuir o tempo de espera, mas até então nenhuma medida efetiva foi tomada.

V. Estudos realizados a partir de 2010 classificaram o Paraná como o terceiro estado com maior índice de homicídios contra as mulheres, ficando atrás apenas dos estados de Espírito Santo e Alagoas. Piraquara, região metropolitana de Curitiba, ficou em segundo lugar no ranking brasileiro de maior índice nesse tipo de homicídio. Deputados e senadores que fazem parte da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CMPI), vieram até o Paraná para analisar os fatores responsáveis por esse quadro de violência contra mulheres no estado.

É correto em que se afirma APENAS em:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!