O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Tem promoção no ar! Aproveite nossa Black Friday com 40% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Q567803 Geografia

“Terremoto no Japão”

11/04/2011

“No dia 11 de março, às 14h46, ocorreu no Japão a maior catástrofe do país depois da Segunda Guerra Mundial, um terremoto de 9 graus na escala Richter provocou um tsunami devastador no nordeste do país. O número oficial de mortos até agora é 13.116, o de desaparecidos é ainda maior: 14.377. Ainda há 160 mil pessoas desalojadas. Após a passagem da onda gigante, o Japão enfrentou ainda o drama de um acidente nuclear. O terremoto afetou o fornecimento de energia elétrica de Fukushima, levando ao colapso da usina e ao vazamento de material radioativo.”

Fonte: http://colunas.revistaepoca.globo.com/falamundo/category/terremot o-no-japao-2011/. Acesso em12/06/2011.

Com base na notícia analise as afirmativas:

I. Os tsunamis são mais frequentes no Oceano Pacífico, devido à região conhecida como Círculo de Fogo, local de grande concentração de vulcões e terremotos.

II. Os tsunamis em águas profundas percorrem distâncias em altas velocidades. Quando atingem a linha costeira sua velocidade reduz, mas a altura aumenta, consequentemente, ao impactarem-se com o litoral, causam estragos incalculáveis.

III. O arquipélago japonês localiza-se entre as placas tectônicas de Nazca e Norte-americana e é formado por seis principais ilhas.

IV. Sabendo que o Japão localiza-se no 9º fuso a leste de Greenwich e que Nova Iorque, nos Estados Unidos, localiza-se no 5º fuso a oeste, no momento em que ocorreu a catástrofe, os relógios em Nova Iorque marcavam 00h26min.

V. No exato momento do terremoto o sistema de advertência de tsunamis foi acionado. Em Honolulu, no Havaí, localizado no 10º fuso a oeste de Greenwich, os relógios registravam 10h26min.

É correto o que se afirma APENAS em:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!