As capitanias hereditárias constituíam na doação de lotes de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC Prova: CCV-UFC - 2010 - UFC - Casas de Cultura Estrangeira - Primeiro Semestre |
Q1392401 História
As capitanias hereditárias constituíam na doação de lotes de terras por Portugal com o intuito de dinamizar a ocupação das terras da colônia. Esse sistema caracterizava-se pela:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Resposta: Alternativa E

Tema central: capitanias hereditárias — sistema de colonização iniciado por Portugal (1534) que visava transferir a responsabilidade de povoar, defender e explorar o território colonial a privados. É tema recorrente em provas por relacionar organização política, econômica e territorial do Brasil colonial.

Resumo teórico: As capitanias foram lotes territoriais doados pela Coroa portuguesa a particulares chamados donatários. Por meio de cartas de doação, a Coroa delegava poderes administrativos, judiciais e concessões econômicas para que esses donatários colonizassem, atraíssem moradores, criassem engenhos e defendessem a costa. O sistema refletia a incapacidade financeira e militar da metrópole para ocupar diretamente o território e foi posteriormente complementado pelo Governo‑Geral (1549).

Por que a alternativa E é correta? Porque descreve exatamente a lógica do sistema: a delegação das tarefas de colonizar e explorar a terra a particulares (donatários). A Coroa não passou a terra como posse livre irrestrita, mas conferiu poderes e obrigações aos donatários para efetivar a colonização em seu nome.

Análise das alternativas incorretas

A: Venda de terras — incorreto. Tratava‑se de doações com encargos; a ênfase era na delegação de poderes, não em comercialização imediata como princípio do sistema.

B: Doação a degradados — incorreto. Degradados (condenados) foram enviados em alguns casos, mas as capitanias foram doadas a pessoas de posição social/financeira capazes de investir—nobres e comerciantes.

C: Ocupação pelos jesuítas — incorreto. Os jesuítas atuaram em missões religiosas e educacionais, não foram o mecanismo institucional de distribuição territorial que as capitanias representaram; houve até conflitos entre jesuítas e donatários.

D: Cessão a comerciantes — incompleto/enganoso. Alguns donatários eram comerciantes, mas o ponto fundamental era a delegação à iniciativa privada em geral, não a cedência exclusiva a comerciantes.

Dica de prova: procure palavras‑chave no enunciado: "doação", "hereditárias", "delegar" e "particulares" apontam diretamente para o conceito de donatários.

Fontes indicadas: Boris Fausto, História do Brasil; Caio Prado Júnior, Formação do Brasil Contemporâneo; Ronaldo Vainfas, Dicionário do Brasil Colonial (para consulta).

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

delegação das tarefas de colonizar e de explorar a terra a particulares. tinha que acontecer antes que alguém pegasse a terra.

E

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo