O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance! Aproveite nossa Black Friday com 35% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Q567762 Biologia

Tubarões - pesquisa genética auxilia a conservação

No Brasil, a pesca de elasmobrânquios é realizada ao longo de toda a costa, tanto de forma artesanal quanto industrial, com desembarques de até mil animais por viagem (de 30 dias no mar, em média), dependendo do porte da embarcação e da região de pesca. De acordo com dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a captura desses animais chega a aproximadamente 15 mil toneladas anuais, o que representa em torno de 2% do total mundial (quase 740 mil toneladas em 2008, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentos e Agricultura (FAO, na sigla em inglês), mas esses números estão seguramente subestimados.

Atualmente, o maior incentivo a essa pesca é o comércio mundial de barbatanas (nadadeiras) de tubarão para atender a hábitos de consumo de algumas regiões da Ásia.

Fonte: http://cienciahoje.uol.com.br/revistach/2011/288/pdf_aberto/artigotubarao288.pdf. Acesso em 18/06/12.

Os tubarões, assim como outros peixes, são pertencentes ao filo dos Cordados. Sobre os representantes desse filo, afirma-se:

I. Os tubarões (elasmobrânquios) são peixes cartilaginosos que apresentam boca ventral e transversal e possuem a nadadeira caudal heterocerca.

II. Os cordados apresentam, em pelo menos uma fase de vida, fendas branquiais na faringe; cauda pós-anal; tubo nervoso ventral; e notocorda.

III. Anfíbios são cordados tetrápodes, que podem ser comparados às briófitas, pois ambos dependem da água para reprodução.

IV. Os peixes cartilaginosos, como o tubarão, e os ósseos, como a sardinha, são cordados que apresentam, como todos os demais cordados, reprodução sexuada com fecundação externa.

Estão corretas SOMENTE:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!