O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Ano: 2009 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2009 - UEPB - Vestibular - Geografia |
Q229301 Geografia
Identifique na coluna 2 os respectivos tipos de indústrias que são descritos na Coluna 1, através das etapas do processo de industrialização do Brasil.

Coluna 1

(1) No período da Primeira Guerra Mundial houve o impulso das indústrias alimentícias e foram instalados no país alguns frigoríficos para produção de carnes em conserva, pertencentes a empresas britânicas ou norteamericanas, com a finalidade de abastecer o mercado interno, mas também para exportação.

(2) Durante o Estado Novo o presidente Getúlio Vargas conseguiu fechar um estratégico acordo com o governo norteamericano, que previa a construção da Companhia Siderúrgica Nacional, transformada num marco do processo industrial brasileiro.

(3) No início da Segunda Guerra Mundial, o Brasil ainda não possuía uma indústria de base para suprir seu mercado interno, mas a dificuldade de importação estimulou a produção metalúrgica e de peças de reposição da frota brasileira de veículos.

(4) Durante o Plano de Metas, que tinha o objetivo de saltar etapas, o Presidente Juscelino Kubitschek precisou investir pesadamente na infraestrutura e na produção de energia para atrair empresas e capitais estrangeiros que se direcionaram, principalmente, para os setores de máquinas , de ferramentas e automobilístico.

Coluna 2

( ) O período destaca-se pelo vertiginoso crescimento da indústria de bens de equipamento que era necessária para impulsionar a indústria de bens de consumo duráveis, que também se encontrava em expansão no Brasil.

( ) Essa indústria de bens de equipamento que até então não passava de uma “indústria de porão” e de pouca importância econômica, a partir desse momento transformou-se em uma atividade industrial de fato, com produção em escala e com tecnologia e capital nacionais.

( ) Tratava-se de uma importante indústria de bem intermediário com os objetivos de produzir insumos básicos para as indústrias dos países aliados e de impulsionar o desenvolvimento industrial do Brasil.

( ) O destaque do crescimento industrial desse período foi para as indústrias de bens de consumo não-duráveis, que tinha o objetivo de atender às necessidades básicas da população através da substituição de importações.

A sequência correta das assertivas é
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!