O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Semana do cliente: assine o Plano Anual Premium com 20% de desconto! Quero aproveitar!

Questões de Concursos

Ano: 2017 Banca: COPS-UEL Órgão: UEL Prova: COPS-UEL - 2017 - UEL - Vestibular |
Q948028 História
Leia o texto a seguir.
Eu vi coisas que vocês não imaginariam. Naves de ataque em chamas ao largo de Órion. Eu vi raios-c brilharem na escuridão próximos ao Portão de Tannhäuser. Todos esses momentos se perderão no tempo, como lágrimas na chuva. Hora de morrer.
(Disponível em: <https://pt.wikiquote.org/wiki/Blade_Runner>. Acesso em: 11 jul. 2017.)
Esta é uma fala do androide Roy que queria eliminar Decard, no filme Blade Runner, o Caçador de Androides (1982), dirigido por Ridley Scott. No entanto, no combate, Roy o salvou da morte. Essa reflexão apresenta a noção de uma existência construída por múltiplas experiências as quais, que por serem as memórias de Roy, se perderiam para sempre. Com base nos conhecimentos hoje predominantes sobre os fundamentos da história, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) A História privilegia, nos seus estudos, as experiências coletivas dos grandes grupos humanos, excluindo a vida do indivíduo comum. ( ) A historiografia desconsidera a memória oral para registrar as formas culturais de compreensão do mundo. ( ) Nos museus e cemitérios, descansam os personagens históricos cujas ideias não mais afetarão os vivos. ( ) Memória e história são noções diferentes, mas se complementam e interagem quando depoimentos orais são registrados em documentos. ( ) Um fato histórico gera uma diversidade de documentos, e as interpretações sobre ele ressignificam o seu teor.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!