O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Tem promoção no ar! Aproveite nossa Black Friday com 40% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Ano: 2018 Banca: FAPEC Órgão: UFMS Prova: FAPEC - 2018 - UFMS - Vestibular |
Q939260 Atualidades

Leia o texto a seguir.

"A fome por terra, preocupação que dominou as atenções da primeira frente de ocupação da planície pantaneira na década de 1830, também estava presente entre os novos colonizadores. A exemplo dos primeiros, os que vieram na segunda onda se apossaram de grandes extensões, reproduzindo processos que faziam lembrar as primeiras divisões de terras no Brasil Colônia. O limite de suas ambições não eram modestos.

Essa disposição dos adventícios era apontada pelas autoridades provinciais como um entrave ao desenvolvimento de Mato Grosso porque, além de desestimular a imigração, eles também não recolhiam impostos sobre a terra à Fazenda Pública e não desenvolviam qualquer atividade produtiva."

ESSELIM, Paulo Marcos. A pecuária bovina no processo de ocupação e desenvolvimento econômico do pantanal sul-matogrossense (1830 – 1910). Dourados:Ed. UFGD, 2011. p. 303.

A constituição dos limites nacionais dependeram, especialmente nas regiões fronteiras, de ações efetivas para sua ocupação em nome do Estado. Entretanto, mesmo apresentando pontos que não eram totalmente acertados pelo poder político constituído a capitania, e depois província, de Mato Grosso foi ocupada e teve como elemento de fixação do homem à terra a exploração dos recursos ambientais. Assinale entre as opções a seguir a alternativa correta que está associada ao texto do historiador Paulo Esselim:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!