O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance! Aproveite nossa Black Friday com 35% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Ano: 2007 Banca: UEG Órgão: UEG Prova: UEG - 2007 - UEG - Vestibular - Prova 1 |
Q228207 Biologia
O Brasil é o país de maior biodiversidade do planeta. Essa biodiversidade pode ser qualificada pela pluralidade de ecossistemas, espécies biológicas, endemismos e patrimônio genético. Contribuem para essa diversidade a ocorrência de distintos biomas. Sobre esse tema, julgue a validade das seguintes afirmativas.
I. A floresta Amazônica é um ecossistema auto-sustentável, ou seja, é um sistema que se mantém com seus próprios nutrientes num ciclo permanente. No entanto, existe um delicado equilíbrio nas relações entre as populações biológicas que são vulneráveis às interferências antrópicas.

II. A vegetação típica do Cerrado é formada por troncos tortuosos, de baixo porte, ramos retorcidos, cascas espessas e folhas grossas. Os estudos efetuados consideram que essas características não são conseqüências da falta de água, pois ali se encontra uma grande e densa rede hídrica, mas, sim, devido a outros fatores edáficos (de solo), como o desequilíbrio no teor de nutrientes, a exemplo do alumínio.

III. A Caatinga é dominada por tipos de vegetação com características xerofíticas, onde predominam espécies de plantas adaptadas às condições de seca da região, como exemplificado pelas inúmeras espécies portadoras de espinhos, folhas reduzidas, caules suculentos e fisiologia diferenciada para a realização da fotossíntese.

Assinale a alternativa CORRETA:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!