O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Tem promoção no ar! Aproveite nossa Black Friday com 40% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Q229797 Português
A poesia de Adélia Prado é estudada sob vários aspectos interpretativos, fato que direciona sua escrita para um “lugar cativo” no rol dos escritores e textos comprometidos com o uso da linguagem literária para provocar determinados efeitos em seus leitores. Uma das características que marcam a escrita dela é a religiosidade, também presente em Terra de Santa Cruz. Mas no poema “Casamento” há a construção de uma idéia em torno do “falido modelo” de casamento, conforme muitos pensam nos dias de hoje. Em relação a esta discussão, analise as proposições abaixo, de acordo com o que se lê no poema.

Como se vê no poema,

I. A idéia da vida a dois, pelo casamento, longe de significar apenas amarras ou prisão, pode também significar liberdade, quando a mulher opta por viver presa a um modelo de relação que, embora interpretado como negativo, toma-o como suporte para a sua felicidade.

II. A idéia da vida a dois, pelo casamento, longe de significar liberdade, situa a mulher apenas numa relação de sujeitamento, de subordinação ao marido, fato que pode ser visto no poema transcrito, em que o discurso masculinista situa a mulher relacionada aos afazeres domésticos ou à vida de continuação dos valores patriarcais.

III. A idéia de que a vida a dois só é possível numa igualdade entre o homem e a mulher é o tema central do poema transcrito, que discute essa questão, apontando homem e mulher como detentores de direitos iguais, como revela o último verso: “somos noivo e noiva”, demonstrando a não diferenciação de atividades entre os envolvidos na relação

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!