O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Últimas horas: Aproveite a Black Friday com 40% OFF! Eu quero!

Questões de Concursos

Q229795 Literatura
“O Naturalismo é uma corrente literária afim e contemporânea do Realismo. Da mesma forma que este, o Naturalismo se volta para a análise da realidade, porém sob uma ótica rigorosamente científica” (CEREJA & COCHAR, 2003, p. 254), abordando temas e personagens como se estivessem em laboratórios, procurando “controlar” dados para apresentar conclusões da análise como resultados fechados, “acirrando- se”, assim, determinados preconceitos ou posições negativas em relação ao outro. A partir desse comentário, julgue as assertivas abaixo:

I. A fala de D. Carolina em “negro é raça do diabo, raça maldita, que não sabe perdoar, que não sabe esquecer...Aleixo bem conhecia o gênio de Bom-Crioulo. De resto, o caso do bilhete era uma tolice em que ninguém devia pensar: – Coisas de negro...” (Bom-Crioulo, capítulo X) expressa uma “opinião” negativa sobre o grupo étnico afro-descendente representado nesta ficção.

II. A fala de Amaro em “– Atrás dos apedrejados, vêm as pedras...Uma pessoa, no fim das contas, era obrigada a tornar-se ruim, a fazer tantas loucuras” (Bom-Crioulo, capítulo XI) corrobora uma tese bastante defendida pelos escritores naturalistas: a de que o homem é produto do meio, da raça e do momento histórico, tese de H. Taine.

III. A fala do narrador em “Ninguém se importava com o ‘outro’, com o negro, que lá ia, rua abaixo, triste e desolado, entre baionetas, à luz quente da manhã: todos, porém, todos queriam ‘ver o cadáver’, analisar o ferimento, meter o nariz na chaga” (Bom-Crioulo, capítulo XII) expressa uma tese negativa sobre os afro-descendentes, representados na figura de Amaro.

Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões)
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!