O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Tem promoção no ar! Aproveite nossa Black Friday com 40% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Q229794 Literatura
De acordo com William Roberto Cereja & Thereza Cochar Magalhães (Português: linguagens. São Paulo: Atual, 2003, p.244), “O Naturalismo é uma tendência que procura dar um novo tratamento ao Realismo, atribuindo-lhe um caráter mais científico, com base nas teorias que circulavam na época [...] Freqüentemente são realçados certos traços instintivos e patológicos do ser humano, identificado como um animal”. Considerando essa afirmativa, analise os excertos abaixo.

I. E agora, como é que não tinha forças para resistir aos impulsos do sangue? Como é que se compreendia o amor, o desejo da posse animal entre duas pessoas do mesmo sexo, entre dois homens? (Bom-Crioulo, capítulo III).

II. Ela, de ordinário tão meiga, tão comedida, tão escrupolosa mesmo, aparecia-lhe agora como um animal formidável, cheio de sensualidade, como uma vaca do campo extraordinariamente excitada, que se atira ao macho antes que ele prepare o bote. (Bom-Crioulo, capítulo VI).

III. O olhar azul de Aleixo tinha sobre ela um poder maravilhoso, uma fascinação irresistível: penetrava o fundo de sua alma, dominando-a, transformando-a num pobre animal sem vontade, queimando-a como uma brasa ardente, impelindo-a para todos os sacrifícios. (Bom- Crioulo, capítulo X)

Reforça(m) a “tendência” naturalista de tratar como “animais” personagens de estratos sociais menos favorecidos ou diferentes cujos comportamentos violam o código sociocultural vigente
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!