O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Ano: 2009 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2009 - UEPB - Vestibular - Geografia |
Q229288 Geografia
A política de combate às secas no Nordeste remonta a época de D. Pedro II. Com o desenvolvimento industrial brasileiro, o Nordeste se configurou como uma região problema, periférica e deprimida, com vários problemas econômicos e sociais que são históricos, além da herança de sua estrutura produtiva arcaica que atravanca o seu desenvolvimento. Assinale com V ou com F as proposições, conforme sejam respectivamente verdadeiras ou falsas em relação às políticas implantadas no Nordeste com o objetivo de amenizar tais problemas.

( ) A construção de estradas pelo DNOCS teve uma importante contribuição na agilização do socorro às vítimas das secas, no entanto, a construção de açudes em propriedades particulares é ainda hoje motivo de críticas por ter proporcionado o favorecimento das elites regionais que se utilizam da água para conseguir favorecimentos políticos.

( ) O surto industrial induzido pela SUDENE promoveu a modernização e o crescimento econômico de alguns setores da economia nordestina, mas não foi capaz de reduzir os desequilíbrios regionais a que se propunha.

( ) O socorro às populações atingidas pelas secas através das frentes de trabalho, bem como outras medidas emergenciais empregadas pelo governo federal no “combate à seca” foram instrumentos utilizados pelas elites e políticos nordestinos para manter o “voto de cabresto” e outros privilégios, o que passou a ser conhecido como a “indústria da seca”.

( ) A redemocratização da sociedade brasileira permitiu que setores da sociedade civil se organizassem e que trouxessem para o debate o questionamento sobre a ideia do “combate à seca”, os quais afirmam que a seca não se combate, mas sim, que é uma realidade na qual é necessário criar mecanismos de convivência. Neste sentido, várias ONGS têm atuado para a implantação de políticas públicas que garantam a segurança hídrica e alimentar e a convivência sustentável no semi-árido nordestino.

A sequência correta das assertivas é:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!