Julgue o item, relativos às ideias e aos aspectos linguístic...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2022 - UNB - Vestibular - Libras |
Q1984989 Português
      Dizem que as mídias sociais viciam mais os adolescentes do que o cigarro e o álcool. 
      Para avaliar o impacto das redes sociais na saúde mental, foi realizado o inquérito epidemiológico #StatusOfMind (em português, estado de espírito), publicado pela Sociedade Real de Saúde Pública do Reino Unido. 
     A pesquisa entrevistou 1.479 jovens de 14 a 24 anos, no Reino Unido, no período de fevereiro a maio de 2020, para avaliar o impacto de quatorze itens relacionados com a saúde mental e o bem-estar. Com base nessas questões, os participantes atribuíram notas às plataformas mais populares: YouTube, Twitter, Facebook, Snapchat e Instagram.
     As plataformas foram bem avaliadas nas questões referentes à autoidentidade, à autoexpressão, ao fortalecimento de laços comunitários e ao amparo emocional. Por outro lado, os malefícios estiveram associados à qualidade do sono, ao bullying, à imagem corpórea, à necessidade de se manter conectado por medo de perder experiências vividas pelos amigos, à depressão e à ansiedade.
     Os adolescentes entrevistados classificaram, em ordem decrescente de efeitos positivos, as plataformas, da seguinte forma: 1) YouTube; 2) Twitter; 3) Facebook; 4) Snapchat; 5) Instagram.
       É interessante que Snapchat e Instagram, duas plataformas centradas na imagem, tenham sido consideradas as mais nocivas. A autoimagem é um aspecto ligado a sentimentos de inadequação, depressão e ansiedade, muito prevalentes nessa fase da vida. O Instagram foi bem avaliado nos quesitos de autoexpressão e de autoidentidade, mas esteve associado a níveis mais elevados de ansiedade, depressão, bullying e medo de perder oportunidades.
    O YouTube foi a única plataforma cujos benefícios para a saúde e o bem-estar foram considerados superiores aos malefícios. Obteve índices de aprovação mais elevados nos quesitos relativos à percepção das experiências que afetam a saúde alheia, ao acesso a informações de fontes confiáveis na área da saúde, à redução dos riscos de depressão e de ansiedade e à sensação de solidão.
    A Sociedade Real de Saúde Pública do Reino Unido recomenda que as plataformas publiquem avisos pop-up que advirtam o usuário acerca do número de horas acessadas, que chamem a atenção quando as fotos tiverem sofrido manipulação digital para exibir corpos com aparência de perfeitos e que desenvolvam algoritmos que ofereçam ajuda no anonimato para adolescentes em sofrimento mental. 

Internet:<www.drauziovarella.uol.com.br>(com adaptações). 

Julgue o item, relativos às ideias e aos aspectos linguísticos do texto anterior. 


Seria mantida a correção gramatical do texto caso fosse empregada uma vírgula logo após a palavra “malefícios”, em “Por outro lado, os malefícios estiveram associados à qualidade do sono, ao bullying, à imagem corpórea, à necessidade de se manter conectado” (quarto parágrafo). 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: E) errado

Tema central: O uso da vírgula em orações subordinadas adjetivas restritivas — ponto de grande recorrência em provas de concursos e vestibulares.

Regra gramatical envolvida: Pela norma-padrão, conforme destacam autores como Evanildo Bechara e Celso Cunha & Lindley Cintra, orações subordinadas adjetivas restritivas não devem ser separadas por vírgula. Essas orações especificam o substantivo antecedente, delimitando seu significado dentro de um grupo maior.

Já as orações subordinadas adjetivas explicativas são marcadas por vírgula, pois acrescentam informação adicional, sem restringir o sentido do termo antecedente.

Aplicação à questão: No trecho citado, “os malefícios estiveram associados à qualidade do sono (...)", a oração é restritiva, pois indica quais malefícios estão em pauta. Inserir uma vírgula após “malefícios” isolaria a oração, tornando-a explicativa, o que alteraria o sentido original e feriria a norma culta da Língua Portuguesa.

Veja o contraste:

  • Restritiva (sem vírgula): “Os malefícios que prejudicam a saúde...” (só os que prejudicam a saúde)
  • Explicativa (com vírgula): “Os malefícios, que prejudicam a saúde,...” (todos os malefícios prejudicam)

Justificativa para o gabarito: Segundo a gramática normativa, a inserção da vírgula estaria incorreta e modificaria o valor semântico da oração — por isso a alternativa correta é “E) errado”.

Estratégia para provas: Fique atento em questões que propõem acréscimo de vírgula ao lado de orações que restringem o sentido do antecedente; analise sempre se a informação é essencial (restritiva) ou apenas adicional (explicativa).

Referências: Bechara, Moderna Gramática Portuguesa; Cunha & Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errado. Não se deve separar o sujeito do verbo. Há exceções, mas não é o caso.

Errado. Pois não segue a ordem direta, suj + verbo + comple. verbais + adjunto adverbial

GAB ERRADO

Não separamos (sujeito do verbo e verbo do objeto),pois podem perder ma correção gramatical

 ," Os malefícios estiveram associados à qualidade do sono

  •  malefícios = Sujeito
  • estiveram-=Verbo
  • associados à qualidade do sono =Objeto

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo