O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance! Aproveite nossa Black Friday com 35% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Ano: 2009 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2009 - UEPB - Vestibular - Geografia |
Q229286 Geografia
Observe o mapa abaixo. Nele estão representadas as bacias do Nordeste, do Leste e do Sul, que são denominadas de bacias secundárias, isto porque não existe um grande rio que as forme, tal como na bacia Amazônica e na Bacia do São Francisco, mas sim, são constituídas pelo agrupamento das bacias de vários rios, daí também serem chamadas bacias agrupadas. Sobre essas bacias é correto afirmar que




I - na bacia do Nordeste há uma diferença entre os rios que banham o Maranhão e parte do Piauí, que são perenes tais como o Mearim, Itapecuru e Parnaíba, e outros rios dessa bacia, que são temporários a exemplo do Jaguaribe, Paraíba e Capibaribe.

II - a bacia do Leste apresenta alguns rios intermitentes, devido aos altos cursos desses rios se encontrarem no semiárido baiano, tais como o rio Vaza-Barris, e o rio das Contas, enquanto que o rios Jequitinhonha, o Doce e o Paraíba do Sul são permanentes.

III - na bacia do Leste está o rio Jequitinhonha, que corta uma das áreas mais prósperas de Minas Gerais, entretanto, nesta mesma bacia está o vale do Paraíba do Sul, área que entrou num processo de marasmo econômico desde o fim da cafeicultura, voltando-se à produção de banana e configurando-se numa região agrária e a mais pobre do estado de São Paulo.

IV - a bacia do Sul abrange uma área que vai do litoral sul de São Paulo ao Rio Grande do Sul. Nela estão rios mais extensos das bacias agrupadas, dos quais o rio Ribeira do Iguape destaca-se pelo desenvolvimento agrícola no seu vale, bem como pelas cheias que inundam a cidade de Blumenau-SC; o vale do rio Tietê pela grande concentração urbana/industrial que configura a megalópole Rio/São Paulo, e o rio Itajaí por concentrar no seu vale uma região com o mais baixo IDH do Estado de São Paulo.

Estão corretas apenas as proposições
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!