Uma das mais antigas civilizações do mundo foi, provavelmen...
( ) Os pioneiros no desenvolvimento da civilização mesopotâmica foram os chamados caldeus, que se estabeleceram na parte baixa do vale do Tigre-Eufrates.
( ) A ascensão dos antigos babilônios inaugurou a segunda fase importante da civilização do Tigre-Eufrates.
( ) Esse povo fundou um pequenino império no planalto de Assur, cerca de 800 quilômetros a montante do rio Tigre e veio a chamar-se novos babilônios, e sua posterior ascensão ao poder marcou o início do terceiro estágio no desenvolvimento da civilização mesopotâmica.
( ) Os Assírios estabeleceram um estado autocrático e, durante o reino de Hamurabi, seu mais famoso rei, estenderam seu domínio no norte até a Babilônia.
( ) O império assírio alcançou o auge nos séculos VIII e VII, chegando a incluir quase todo o mundo civilizado da época.
A sequência correta, de cima para baixo, é: