Sobre O Cortiço de Aluísio Azevedo, é correto afirmar: I - ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1275765 Literatura
Sobre O Cortiço de Aluísio Azevedo, é correto afirmar:
I - Romance cujo enredo traz à tona questões de ordem pessoal (de determinadas personagens) e coletiva (há personagens cujas tensões vividas remetem o leitor para questões de ordem mais geral, centradas num coletivo). As questões problematizadas numa perspectiva coletiva podem ser visualizadas em episódios como aquele em que os moradores do Carapicus e do Cabeça-de-gato se enfrentam e a tensão criada denuncia uma demanda coletiva e não apenas individual. II - Romance cujo enredo aponta, embora timidamente, para a resolução de conflitos coletivos, visando uma melhoria do espaço urbano em que se assentam os cortiços Carapicus e Cabeça-de-gato, principalmente no que diz respeito ao projeto de saneamento básico e do fornecimento de energia elétrica, projetos que davam início à modernização dos centros urbanos do País no final do século XIX. III - Romance cujo enredo problematiza muito mais as questões do pré-modernismo brasileiro, com a construção de um pensamento sanitarista e de modernização do espaço urbano do Rio de Janeiro do início do século XX, do que a proposta naturalista que insistia nas tensões particulares de suas personagens, demanda da “escola naturalista” cujas narrativas são as melhores representantes, no Brasil, dessa época.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: B

Fundamento decisivo: O critério decisivo é a adequação histórica e literária: O Cortiço é romance naturalista do final do século XIX, e só a afirmação I corresponde a essa caracterização; II e III deslocam a obra para agendas e contexto incompatíveis, o que elimina as demais alternativas.

Tema central: Naturalismo em O Cortiço
Análise das alternativas
A
Errada
Incorreta porque depende de III estar correta. A afirmação III erra ao classificar O Cortiço como obra mais ligada ao pré-modernismo, ao sanitarismo e à modernização urbana do início do século XX. Historicamente e esteticamente, a obra pertence ao Naturalismo brasileiro do século XIX.
B
Certa
A alternativa B está correta porque somente a afirmação I se sustenta: O Cortiço articula problemas de personagens individualizadas e, ao mesmo tempo, amplia esses conflitos para o plano coletivo, tratando o cortiço e seus agrupamentos humanos como foco central de análise social. Isso é compatível com a caracterização da obra no Naturalismo, que enfatiza o meio, a coletividade e os condicionamentos sociais e biológicos. Já as afirmações II e III introduzem elementos incompatíveis com a obra, o que deixa apenas I como válida.
C
Errada
Incorreta porque toma III como única verdadeira, e III é incompatível com a classificação canônica do romance. O Cortiço não pertence ao pré-modernismo nem tem como eixo dominante o debate sanitarista e modernizador do início do século XX.
D
Errada
Incorreta porque inclui II. A afirmação II erra ao atribuir ao enredo um movimento de resolução de conflitos coletivos por meio de saneamento básico e fornecimento de energia elétrica. A base afirma que o romance não se organiza em torno de políticas de modernização urbana como solução narrativa.
E
Errada
Incorreta porque considera II correta. Essa afirmação introduz uma pauta urbanística e tecnológica estranha ao eixo temático central de O Cortiço e incompatível com sua lógica naturalista. A presença do espaço urbano não autoriza concluir que o romance defenda projetos de saneamento e eletrificação.
Pegadinha da questão
A banca explora a confusão entre crítica social urbana e enquadramento histórico-literário: tenta fazer o candidato deslocar um romance naturalista do século XIX para pautas pré-modernistas e sanitaristas do início do século XX.
Dica para questões semelhantes
  • Primeiro fixe a escola literária e o período histórico da obra; isso elimina alternativas que deslocam o texto para outro contexto.
  • Em romances naturalistas, a presença do coletivo e do meio social é compatível com a obra; isso não significa defesa de programa de reforma urbana.
  • Desconfie de alternativas que acrescentam saneamento, eletrificação ou modernização como eixo do enredo sem apoio na caracterização central da obra.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo