O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Ano: 2010 Banca: UDESC Órgão: UDESC Prova: UDESC - 2010 - UDESC - Vestibular - Prova 1 |
Q230418 História
Para o historiador Paulo Pinheiro Machado, o termo “Coronelismo” caracteriza um fenômeno político essencialmente ligado ao período da Primeira República (1889-1930).

Analise as proposições referentes a esse fenômeno político.

I. No Império, coronel era um título concedido pela Guarda Nacional; após a mudança do regime e com o fim da Guarda, coronel passou a significar latifundiário, o grande proprietário rural que dominava a política e a economia de determinado local.

II. O alicerce do poder político dos coronéis era a grande propriedade fundiária, geralmente habitada por muitos peões e agregados, homens de sua confiança; junto com fazendeiros, posseiros e lavradores vizinhos, estes homens colocavam sua lealdade a serviço do Chefe Político local.

III. Coronelismo caracterizava fenômeno político no qual os militares, nem sempre coronéis, eram eleitos para cargos do Executivo como prefeitos, governadores e até presidentes, no exercício pleno da democracia.

IV. Embora o termo esteja ligado ao período da Primeira República, pode-se afirmar que foi uma prática que se fortaleceu em muitas regiões do país antes da República e também após a Revolução de 1930.

V. Os grupos formados pelos principais coronéis regionais e por suas famílias constituíam as oligarquias estaduais que, por sua vez, dominavam os governos dos Estados.


Assinale a alternativa correta.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!