O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Tem promoção no ar! Aproveite nossa Black Friday com 40% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Ano: 2008 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2008 - UEPB - Vestibular - Biologia |
Q229414 Biologia
O termo biomanipulação significa controle biológico para a recuperação ou melhoria das condições ambientais, nas quais pequenas mudanças nas relações biológicas podem produzir modificações favoráveis nos mesmos” (Edmondson, 1991). Na figura abaixo observa-se uma cadeia alimentar de um lago em duas situações, com (B) e sem (A) piscívoros no topo da cadeia alimentar.
Destas situações pode-se concluir que



I - a redução de produtores primários, na situação B, depende diretamente do incremento de herbívoros, que sofrem fraca pressão de predação por consumidores de primeira ordem.

II - a abundância de algas, na situação A, depende da ausência de piscívoros que liberam o estoque de consumidores de segunda ordem aumentando seu poder de predação sobre os herbívoros.

III - a redução de matéria orgânica na base da cadeia, na situação A, promovida em última análise pela ausência de predadores piscívoros, melhora as qualidade de luminosidade da água através do aumento de penetração de luz nas camadas mais profundas do lago.

IV - o estoque de piscívoros dentro de um lago pode determinar a quantidade da regeneração ou depleção de elos subseqüentes em efeito cascata em lagos.

Das afirmações acima, são verdadeiras:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!