O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Semana do cliente: assine o Plano Anual Premium com 20% de desconto! Quero aproveitar!

Questões de Concursos

Q938862 Geografia

O Ciclo das Rochas é uma teia complexa de transformações da matéria, estas, às vezes, desde muito rápidas até extremamente lentas, que, em conjunto, no contexto da Tectônica de Placas, determinam modificações no reino mineral. O Ciclo das Rochas constitui um modo sintético de representar as inúmeras possibilidades pelas quais, ao longo do Tempo Geológico, um tipo de rocha pode transformar-se em outro.

Fonte: Carneiro C. D. R., Gonçalves P. W., Lopes O. R. 2009. O Ciclo das Rochas na Natureza. Terra e Didática, 5(1):50-62. Disponível em http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/

Analise as proposições a respeito do Ciclo das Rochas.

I. A rocha, quando passa por processos intempéricos, forma camadas de materiais desagregados onde se formam os solos, processo que recebe o nome de pedogênese.

II. As rochas sedimentares são formadas pela deposição e diagênese de sedimentos provenientes de outras rochas ou de materiais de origem biogênica ou, ainda, da precipitação química de minerais.

III. As rochas metamórficas têm sua origem no resfriamento do magma, nas quais o tamanho dos cristais, geralmente, é proporcional ao tempo de resfriamento do magma: quanto mais lenta a cristalização de um magma, maiores os tamanhos dos cristais formados.

IV. O calor, a umidade, os organismos e o relevo determinam o grau de atuação de cada um dos três processos básicos de intemperismo: físico, químico e biológico.

Assinale a alternativa correta

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!