O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Últimas horas: Aproveite a Black Friday com 40% OFF! Eu quero!

Questões de Concursos

Ano: 2009 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2009 - UEPB - Vestibular - Geografia |
Q229266 Geografia
Assinale com F ou V, conforme sejam Falsas ou Verdadeiras, as proposições que tratam das mudanças na paisagem rural do mundo em transição na Rússia e China.

( ) No período que antecedeu as reformas (1981-1985) que deram origem à transição para a economia de mercado, a União Soviética passou por insucessos nas colheitas, gastou suas reservas na importação de cereais e não investiu na modernização agrícola para ampliar a produção.

( ) A partir da década de 1990, com a dissolução da União Soviética e a criação da CEI (Comunidade de Estados Independentes) os kolkhozes foram desativados, as lavouras foram arrendadas às famílias e as terras do Estado foram privatizadas. As empresas agrícolas passaram por planos de organização e modernização adaptados às novas regras de mercado. A Rússia, principal estado da CEI, ainda é grande produtora agrícola.

( ) Após a revolução socialista de 1949, a agricultura passou a ser vista como a base do desenvolvimento da China. As terras e seu uso foram coletivizados. O desempenho da agricultura foi excelente, contando com grandes projetos de irrigação e recuperação de solos.

( ) A principal mudança nas comunas populares chinesas foi a permissão dada às famílias de explorarem individualmente a terra e comercializarem diretamente a produção do excedente.

( ) A produção agrícola chinesa passou a ter três destinos: uma parte é vendida ao Estado, outra é destinada à comunidade local e a terceira não pode ser comercializada livremente pela família produtora.

A alternativa que apresenta a sequência correta é
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!