O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Tem promoção no ar! Aproveite nossa Black Friday com 40% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Q516059 Geografia
O uso excessivo da água do Mar Morto, na volátil região entre Israel, Jordânia e territórios palestinos, fez com que ele perdesse 35% de sua extensão nos últimos 60 anos.
( ... )
Segundo a especialista em recursos hídricos Sarit Caspi Oron, da ONG Adam Teva V'din, as razões principais do encolhimento do Mar Morto são o desvio das águas do rio Jordão e a ação das indústrias químicas israelenses e jordanianas, que extraem grandes quantidades de água para explorar os minerais que lá se encontram.
( ... )
Mas a Jordânia já acusou Israel de usar em excesso as águas do rio Jordão e alega que outro vizinho, a Síria, viola os termos de um acordo de 1987 sobre o uso do rio Yarmouk, afluente do Jordão. A Autoridade Palestina não tem controle algum sobre a exploração do Mar Morto e nem sobre a utilização das águas do rio Jordão, já que seus territórios se encontram sob ocupação militar israelense desde a guerra de 1967.

BBC Brasil - 29/03/2014

Sobre a condição do Mar Morto, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa que contenha somente as corretas.

I - Localizado a 427 metros abaixo do nível do mar, o ponto mais baixo do planeta, o Mar Morto possui uma concentração especialmente alta de potássio, cálcio e magnésio, além de um grau de salinidade dez vezes maior do que os oceanos.
II - Em dezembro de 2013, Israel, Jordânia e Autoridade Palestina assinaram um acordo com o apoio do Banco Mundial, para construir um sistema de canos que levará água do Mar Vermelho para o Mar Morto.
III - A mistura com a água do Mar Vermelho além de equilibrar a quantidade de água do Mar Morto, não provocará grandes impactos, pois a qualidade das águas e sua composição química são relativamente parecidas.
IV - Atualmente, apenas 5% do volume natural de água do Jordão são despejados no Mar Morto: Israel fica com 60%, enquanto Jordânia e Síria desviam os outros 35%. Essa pequena porcentagem que consegue chegar a ele traz outros problemas pois é esgoto em vários estágios de tratamento.
V - Durante milhares de anos o Mar Morto foi abastecido com águas subterrâneas e com a água doce do rio Jordão, o que manteve seu ecossistema.

Estão corretas apenas:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!