O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Ano: 2008 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2008 - UEPB - Vestibular - Biologia |
Q229399 Biologia
Quando visitei o sítio Mata Branca, de Seu Chico de Eufrósia, no Agreste paraibano, presenciei algumas práticas que passo a relatar. A primeira foi o corte das extremidades dos galhos dos pés de jabuticaba (poda), pois Seu Chico queria aumentar a quantidade de galhos para assim aumentar a superfície de frutificação; a segunda foi quando ele colocou um fruto bem maduro num cesto contendo frutos verdoengos, envolvendo esse cesto logo em seguida com folhas de jornal, pois queria os frutos maduros para vender no domingo, na Feira da Prata, em Campina Grande. Fiquei curioso para saber a explicação científica para os dois fatos e busquei o Departamento de Biologia da UEPB. Lá os docentes da Botânica me explicaram que

I - as auxinas produzidas pela gema apical (meristema) inibem a atividade das gemas axilares mais próximas; quando podamos um vegetal retiramos a gema apical e as gemas axilares saem do estado de dormência, formando ramos laterais, folhas e flores.

II - as citocininas produzidas pela gema apical (meristema) inibem a atividade das gemas axilares mais próximas; quando podamos um vegetal retiramos a gema apical e as gemas axilares saem do estado de dormência, formando ramos laterais, folhas e flores.

III - o etileno é um gás produzido pelas plantas, que atua como hormônio, sendo responsável pela maturação dos frutos; a colocação de fruto maduro junto a frutos verdes acelera a maturação, devido à liberação desse hormônio. Como ele é um gás, o processo será mais eficiente com o recipiente coberto.

IV - a giberelina é um gás produzido pelas plantas, que atua como hormônio, sendo responsável pela maturação dos frutos; a colocação de fruto maduro junto a frutos verdes acelera a maturação, devido à liberação desse hormônio. Como ele é um gás, o processo será mais eficiente com o recipiente coberto.

V - a primeira prática tem respaldo científico, mas a segunda não passa de crendice popular.

A alternativa que contém a(s) explicação(ões) corretas para as duas práticas é:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!