O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Tem promoção no ar! Aproveite nossa Black Friday com 40% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Ano: 2007 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2007 - UEPB - Vestibular - Geografia |
Q229849 Geografia
As proposições abaixo retratam aspectos das políticas territoriais da Amazônia. Analise-as e identifique a resposta correta.

I. No regime militar, nas condições de fronteira política, a Amazônia representava as bases para o exercício do poder, como fronteira demográfica para ser povoada pelo excedente populacional do Nordeste e Centro-Sul, e como fronteira do Capital, para atrair investimentos agropecuários, minerais e industriais.

II. Com a Sudam, as políticas territoriais da Amazônia norteavam- se pela meta geopolítica. O planejamento regional fundamentou- se num conceito distorcido de desenvolvimento que estimula a acumulação do capital e o uso predatório dos recursos naturais, distorcendo também seu conteúdo social.

III. A ocupação territorial contemporânea da Amazônia não corrigiu a exclusão social materializada nas periferias urbanas e os desastres sociais e ambientais anteriores. O novo foco deverá redefinir o sentido de planejamento, priorizando o desenvolvimento social e a valorização dos ecossistemas naturais.

Está(ão) correta(s):
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!