O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance! Aproveite nossa Black Friday com 35% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Q516050 Biologia
Aquecimento global leva malária a regiões antes sem a doença.

Um estudo realizado por pesquisadores americanos sugere que o aquecimento global está levando a malária para regiões onde a doença não ocorria antes. Cientistas da Universidade de Michigan descobriram que populações vivendo nas regiões mais altas da África e da América do Sul correm um risco cada vez maior de contrair malária. O parasita da malária e o mosquito que o transmite não conseguem se adaptar ao ar mais frio tradicionalmente encontrado nessas regiões. Por isso, a doença é contraída em regiões mais baixas e quentes.Os pesquisadores acreditam que o aumento das temperaturas no futuro pode resultar em milhões de novos casos em algumas áreas.

notícias.terra.com.br, 07/03/2014

Apesar dos enormes avanços da ciência, ainda hoje a doença que mais mata em todo o planeta é a Malária. Analise as afirmações abaixo sobre essa doença:

I - A malária é causada pelo protozoário Plamodium sp que infecta as células do fígado e os glóbulos vermelhos do sangue.
II - O vetor responsável pela transmissão do protozoário é o Aedes sp, endêmico nas regiões do centro-oeste brasileiro.
III - O inseto transmite uma forma infecciosa móvel, o esporozoíto, que se reproduz assexuadamente nas células hepáticas.
IV - Os glóbulos vermelhos são infectados com merozoítos, que se reproduzem até romper as células.

Estão corretas as afirmações:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!